quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Epistemologia da Comunicação

Conceitos de Entropia, Ruído, Redundância
Distinção entre Informação e Comunicação


Entropia


Um professor ao “ instalar o caos”, a dúvida, a incerteza, provocando a discussão, partindo do fim para o princípio, usando a entropia, chega ao conhecimento. O partir do empírico para o científico. Os alunos gostam de um professor que os surpreenda, que traga novidades, que utilize a entropia, que seja imprevisível, que varie as suas técnicas e métodos de organizar o processo de ensino - aprendizagem.



Ruído

É preciso muito cuidado para evitar ruídos na comunicação, ou seja, é necessário reconhecer os elementos que podem complicar ou impedir o perfeito entendimento das mensagens. Por exemplo, às vezes, uma pessoa fala e a outra não entende exactamente o que foi dito. Ou, então, tendo em vista a subjectividade presente na mensagem, muitas vezes, o emissor tem uma compreensão diferente da que foi captada pelo receptor. Além dessas dificuldades, existem outras que interferem no processo de comunicação, entre elas, as barreiras tecnológicas, psicológicas e de linguagem. Essas barreiras são verdadeiros ruídos na comunicação.



Redundância

O processo educativo é possível graças à capacidade comunicativa do professor, ou seja, educar é transmitir/comunicar informação/conhecimento a outro. Quando em ambiente de sala de aula, constatamos que o docente recorre inúmeras vezes à superabundância de palavras e à utilização de gestos e expressões corporais que visam reforçar o discurso oral. É também através do pleonasmo da linguagem que irá ser passada a mensagem aos alunos.


Informação vs Comunicação

A transmissão da informação – comunicação – pode assumir diversos contornos. Podemos comunicar verbalmente, podemos utilizar linguagem gestual, podemos simplesmente comunicar através de uma expressão facial, etc. O que importa reter é que o acto de comunicar importa uma determinada carga de informação e pressupõe uma troca entre um emissor e um receptor.

1 comentário:

  1. Miguel,
    obrigado pelo seu contributo. Aquela anedota está demais :)

    Tenho algumas dúvidas no conceito de entropia... mas vou esperar para ver no trabalho. Se necessário, falaremos sobre isso no Fórum.

    Ctos.
    PPM

    ResponderEliminar